segunda-feira, 9 de abril de 2007

Música Air Lines...



De onde será que vem o poder que a música tem de nos levar pra onde quer que ela queira e a nossa imaginação (no meu caso, bem fértil) permite?
Característica também partilhada pelos cheiros, que nos acalentam e nos fazem (re) viver situações já vividas e sonhar com aquelas ainda não realizadas.
Melodias, letras, vozes nos levam embalados por terras às vezes nunca habitadas por nossa existência.
No meu caso as músicas envolvidas por um “ar” melancólico são as que mais me envolvem e me dão prazer de ouvir e viajar por lugares aconchegantes.
Regidos por uma dita trilha sonora, os sonhos não tem barreiras, são livres, como todos os sonhos deveriam ser....
A música que tem embalado meus sonhos melancólicos e me levado para terras desconhecidas(não me perguntem por que) é essa:

Carta (Ano de 1890)
Vanessa da Matta
Ando nas ruas do centro

Estou lembrando tempos

Enquanto lhe vejo caminhar

Aguando a calçada

Um barbeia um velho

Deita a noite e diz poesia (serenata)

Vinho enquanto ouve choro costurar

Passei em casa, seu José não estava

Memórias Senhor Brás Cubas Postumavam

Enquanto vi passar Helena pra casa de chá

Devagar, bonde na praça

Ainda borda delicadeza

Torna a gente

Banca de flores

Libertando sorrisos no ar.

Como num passe de mágica, me carrega pra um Rio de Janeiro de outrora, versado pelas obras do Sr. Machado de Assis, com suas Helenas e suas casas de chá, onde se era possível ver pessoas barbeando-se nas portas, o bonde estava na praça e o choro chorava embalando os sonhos recônditos de quem o ouvia....
Só a música pode amenizar essa inquietação de não poder ir a tempos já passados, só ela nos leva a conhecer terras inimagináveis e o que é melhor... Sem cobrar passagem.

6 comentários:

Unknown disse...

"Só a música pode amenizar essa inquietação de não poder ir a tempos já passados, só ela nos leva a conhecer terras inimagináveis e o que é melhor... Sem cobrar passagem."


Perfeita definição!! Joana,vc resumiu tudo o que eu sempre senti e nunca consegui dizer sobre as músicas que trazem um ar nostálgico.Fantástico!

4rthur disse...

Fosse minha a Capitu, trataria melhor, com certeza!

4rthur disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
4rthur disse...

Pronto! Devidamente linkados!

Diogo Lyra disse...

Ora bolas, quem canta os males espanta!!!

Mas comigo dá-se o mesmo: de alguma forma louca meu subconsciente comprime, em uma única música, uma série de situações, pessoas, sentimentos e sensações muito fortes e, quase sempre, emocionantes.

Bendita seja!!!

Unknown disse...

Vc sempre arrasa nas palavras.
Sabe o que eu gostei ???Que vc trocou o "dia mais triste" pelo "dia mais feliz"...agora sim ;-) !!!!
Te amo amoreco
Tati